Faculdade : Uma aventura e Tanto!!!! (provas, trabalhos e seminários)



Você que é acadêmico de primeira viagem. Acabou de ingressar na faculdade e é surpreendido com uma tempestade de trabalhos, seminários e provas. Você tem 5 a 8 disciplinas por semestre aproximadamente e todos os seus queridos professores insistem que você precisa desenvolver um trabalho escrito, apresentar um seminário e ainda fazer as provas que se limitam em ler 200 paginas de uma apostila que você teve que comprar na impressa ou loja xero copiadora do campus.
Então esta sem saber como conseguirá desenvolver todas essas atividades, assistir aulas teóricas e práticas, manter a média e ainda ter uma vida social, já que a faculdade é o melhor momento para frequentar festas e conhecer novas pessoas.

Tantas são tuas dúvidas...

Comecemos com as provas. Essa é a parte mais simples, desde o primeiro dia de aula tente sacar o seu novo professor. Professores tem um habito de repetição, gostam de frisar certas coisas e tenha certeza, geralmente o fazem com o tópico que vai ser cobrado na prova. Segundo, não limite-se em anotar o conteúdo do quadro, anote a fala do professor e seus exemplos, geralmente cai na prova e  claro pergunte aos veteranos o estilo daquele professor, se gosta de provas longas ou curtas, se gosta que você prolongue nas respostas ou seja objetivo. Se ele gosta de análises e discussões ou decorebas. E querido universitário o básico: assista aulas. Se tiver dificuldades com a disciplina existem as monitorias ou até mesmo veteranos que ministram aulas particulares, não deixe pra aprender a matéria um dia antes da prova.

Seminários. Existem os seminários de artigos prontos. Escolha um tema e apresente. Ou os seminários de algum trabalho que você desenvolveu. Independente do tipo o ideal é conheça bem o assunto, prepare-se com antecedência, confira a apresentação e as mídias que irá utilizar, ou seja, o apoio áudio visual. E boa sorte. Caso seja tímido ou tenha dificuldades de falar em público, procure algumas técnicas para melhor desenvolver a apresentação do seu conteúdo, tenho certeza que irá encontrar algum que se adeque com seu nível de dificuldade. Se nunca fez e tem medo que fique ruim, neste caso só a pratica leva a perfeição.

Trabalhos. Existem diferentes tipos de trabalhos na faculdade, os impressos e os manuscritos: pra dar trabalho mesmo. As resenhas e resumos. Os artigos e as pesquisas. Os teóricos e os práticos. Como o próprio nome já diz é um trabalho e vai sim te dar trabalho. Não faça nada pelas “coxas”. O prazo que lhe foi dado será o suficiente se fizer um pouco a cada dia. Faça uma pesquisa sobre o assunto, colete os dados e materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho, faça um esboço do que vai escrever ou se for um trabalho prático faça um check list do que vai precisar e adquira tudo o quanto antes. E por ultimo porém não o menos importante, reserve um dia para fazer o trabalho.
Agora o mais importante. O professor precisa avaliá-lo e não interessa se você sabe: que sabe o conteúdo, você precisa demonstrar isso através dos diferentes tipos de avaliação do seu curso. 
Aprenda a ser organizado, agende seus afazeres da faculdade, pois apareceram eventos que você vai querer participar ou será obrigado a participar, viagens técnicas, congressos e seminários, e as festas e tenho certeza que você não vai querer ficar em casa terminando aquele trabalho que já tem um mês que lhe foi passado.

A palavra chave aqui é: ORGANIZAÇÃO!

Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Bicicleta que Amo!