A primeira Bicicleta (SPEED) agente nunca esquece!


Todas as vezes que temos a oportunidade de vivenciar uma nova situação, ela ficará de alguma forma gravada na nossa memória. Seja ela boa ou ruim. O primeiro beijo, o primeiro amor, a primeira BICICLETA!

Com certeza todos temos alguma boa lembrança da primeira bicicleta, como demorou para ganha-la ou adquiri-la. O modelo, a cor, e principalmente os momentos vividos com a “magrela”.
Ontem tive uma oportunidade de conhecer uma nova bicicleta. Como já falei de modalidades por aqui em outros posts. Cada modalidade do ciclismo possui um tipo de bicicleta diferente. E todas se diferenciam em design, peso etc.

CALOI STRADA – eis aqui a minha primeira Bicicleta de SPEED. Não é minha, rssss , mas foi o meu primeiro contato com uma bike, totalmente diferente das utilizadas na modalidade MTB ou BMX, das quais eu já estava acostumada.

Qual a sensação: claro que quem já está na modalidade ou possui uma bike de speed sabe disso e não é nenhum segredo. Ela é finíssima, levíssima, e devido isso ela voa. 

Sim qualquer declividade mínimo, faz com que ela comece a desenvolver um ritmo incessante. 
Ótimo né! Para quem gosta de velocidade e não tem medo de cair....com certeza ela faz milagres.
Isso ocorre devido o menor atrito do pneu com o piso, diferentemente das bikes de MTB e BMX que possui rodas mais largas.

Olha ela ai:

 Belíssima- eihn!!!!!! =)

E quem me proporcionou esta nova sensação foi meu amigo Paulo Afonso ( Montes Claros - MG). A bike é dele ... e é um pequeno tesouro dentro da grande coleção que ele possui. Mas ainda não vem a ser a “menina dos olhos”, essa seria a de Bronze, a de Ouro poucos tiveram a oportunidade de conhecer. Não estou falando de medalhas e sim das namoradas de Paulo Afonso, sim as suas Bicicletas.

Fiquei intrigada com o comentário de Paulo Afonso: "Gostei do seu estilo"....Hammmm, afinal eu só pedalei !!!! Tá me devendo uma explicação técnico-cientifica...eihn Paulo (rs).

Foi com certeza uma experiência muito interessante e penso que até mesmo única. 
Mas no outro dia, digo hoje, estou com aquela dorzinha sabe, isso, nas nádegas. Este fenômeno ocorre devido a falta de hábito com o esforço continuo, o tipo de bike e a má distribuição do peso do corpo na bike. No artigo abaixo (Dica 1) você verá onde devem ser feitas as distribuições do peso sobre a bike: pedal, guidão e selim.

Mas isso só ocorre para iniciantes, ou pessoas como Eu que param de pedalar por algum tempo, e principalmente aqueles que insistem em não comprar um vestuário apropriado para o esporte. EU (too) ... AFF

#Dica 1: Como pedalar sem a famosa dor no bumbum!

#Dica 2: Dores em outras partes do corpo, pés, tendão etc.
  
#Dica 3: Mulheres.

#Dica 4: Dores e mais dores

Bjussssss


Vamos pedalar por aí!!!
Sem dores, rssss =)

Comentários

  1. http://www.nee.ueg.br/seer/index.php/movimenta/article/view/555/444

    Para quem tiver interesse em fazer a leitura, segue em anexo o artigo na íntegra.

    O crescente aumento do número de ciclistas associado à negligência ao uso dos equipamentos de segurança e do risco de queda tem favorecido o aumento da ocorrência de acidentes relacionados à prática do esporte. O objetivo desta revisão integrativa foi realizar o levantamento das principais lesões agudas que ocorrem em ciclistas. Foram revisados oitenta e um textos, entre artigos e livros selecionados segundo o critério de inclusão: (1) estudos que abordaram lesões agudas, acometendo estruturas musculoesquelética e/ou vascular em ciclistas; (2) publicados de janeiro de 1955 a julho de 2012; (3) escritos no idioma português e inglês. Os resultados encontrados revelaram que o uso de capacete é eficiente para proteger o ciclista contra lesões na cabeça, porém os modelos sem proteção facial deixam o ciclista exposto às fraturas de face, principalmente terço médio e inferior. Outros dados mostraram que para evitar escoriações, lacerações, contusões, fraturas e luxações, os ciclistas precisam usar os equipamentos de segurança devidos, como capacete, óculos e luvas de ciclismo, ser cauteloso em terrenos irregulares e desconhecidos e não abusar da habilidade conquistada. A maioria das lesões necessita de atendimento médico e a fisioterapia traumato-ortopédica apresenta função importante na reabilitação cinético-funcional para retorno ao esporte.

    PALAVRAS-CHAVE: ciclismo, acidente, lesão.


    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cássio!
    Obrigada pela contribuição!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Bicicleta que Amo!